DestaqueUOL

A costura política em Minas Gerais: Zema e Kalil se unem em apoio a Mauro Tramonte na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte






Análise Política: Novas Alianças no Cenário Eleitoral de Minas Gerais

Análise Política: Novas Alianças no Cenário Eleitoral de Minas Gerais

Duas articulações políticas costuradas na última semana alteraram o tabuleiro eleitoral em Minas Gerais. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, se filiou ao Republicanos para apoiar a pré-candidatura de Mauro Tramonte (Republicanos) a prefeito da capital mineira. Logo em seguida, o governador Romeu Zema (Novo) fechou acordo para indicar Luísa Barreto (Novo), sua ex-secretária de Planejamento, como vice na chapa.

Com essa nova aliança, Zema e Kalil, que foram adversários na eleição para o governo mineiro em 2022 e têm um longo histórico de divergências e troca de farpas, agora dividirão o mesmo palanque na eleição belo-horizontina.

Essa não é a primeira vez que alianças improváveis são feitas em Belo Horizonte. Em 2008, PT e PSDB, que polarizavam a política mineira na época, apoiaram a eleição de Márcio Lacerda (então no PSB) para a Prefeitura, reunindo no mesmo palanque Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), respectivamente presidente da República, governador e prefeito de Belo Horizonte naquele momento.

Zema selou o apoio a Tramonte em um almoço com o pré-candidato, Luísa, e outros aliados nesta quarta-feira na Cidade Administrativa. A expectativa é que a chapa seja anunciada publicamente nos próximos dias e oficializada nas convenções dos dois partidos marcadas para o próximo sábado.

“Não sou inimigo, sou adversário do governador e não mudo minha opinião sobre o governo dele”, afirmou Kalil em entrevista. Ele elogiou Luísa Barreto como um grande quadro e demonstrou confiança na nova aliança política.

Luísa Barreto, com formação em políticas públicas e gestão governamental, deixou o PSDB em 2022 após o partido romper com Zema e se filiou ao Novo. Inicialmente lançada como pré-candidata a prefeita, sua candidatura dependia de crescimento nas pesquisas para se consolidar, o que não ocorreu.

Mauro Tramonte, deputado estadual e apresentador de programa policial na Record Minas, lidera a disputa com 25% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada recentemente. No entanto, ele enfrenta a concorrência de outros candidatos como Bruno Engler e João Leite.

Por outro lado, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ambos rivais de Zema e ex-colegas de partido de Kalil, apoiarão o prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman. Fuad Noman, que assumiu a Prefeitura após a saída de Kalil para concorrer ao governo do Estado, aparece no levantamento das pesquisas empatado com outros candidatos como Duda Salabert, Carlos Viana e Rogério Correia.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo