DestaqueUOL

Presença do vírus oropouche em feto de Pernambuco comprova transmissão vertical, alerta Secretaria de Saúde.






Artigo Jornalístico

Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma presença do vírus da febre oropouche em feto

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco divulgou que amostras biológicas de tecidos do feto foram analisadas pelo Lacen (Laboratório Central de Pernambuco), com resultado positivo para a presença do vírus da febre oropouche.

Mosquito maruim, transmissor da febre oropouche
Imagem: Fiocruz

De acordo com os dados mais recentes, Pernambuco já registrou 82 casos da febre oropouche, enquanto em todo o país são mais de 7.000 casos confirmados. Especialistas alertam, no entanto, para a possibilidade de subnotificação de casos, devido aos sintomas moderados da doença.

O infectologista e secretário executivo de Vigilância em Saúde, Bruno Ishigami, destacou que o segundo caso de óbito fetal com oropouche é uma evidência de transmissão vertical, demonstrando a gravidade do problema.

“Ainda não estão claros para nós os efeitos do oropouche na gestação e no feto. Estamos aprofundando as investigações para compreender se a infecção pelo oropouche foi a responsável pelo óbito fetal”, afirmou Bruno Ishigami.

Diante da situação de alerta, a Secretaria de Saúde tornou obrigatória a notificação imediata de casos de morte fetal em gestantes que apresentaram sintomas de arboviroses nos últimos 60 dias, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico adequado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo