
Denúncias por transfobia movimentam cenário político
Pelo mesmo episódio, o deputado Hilton acionou o Ministério Público Federal contra Ferreira por transfobia no dia 12 de junho. A polêmica teve início quando Hilton insultou Zanatta, e Ferreira saiu em defesa da colega de partido, insinuando que a parlamentar do PSOL não seria mulher.
Ambas as denúncias estão sendo analisadas atualmente pela Procuradoria-Geral da República. Tanto Zanatta quanto Hilton solicitaram uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.
Em resposta ao UOL, Hilton negou ter cometido qualquer crime contra Zanatta. A congressista afirmou, por meio de sua assessoria, que “está segura de que o suposto pedido não tem qualquer fundamento, pois nenhuma ofensa à honra foi proferida”.
Nikolas publicou em suas redes sociais o vídeo que deu origem aos dois processos. Durante uma reunião na Câmara para discutir as políticas do governo federal para as mulheres, o deputado questionou a ministra da pasta, Cida Gonçalves, se o governo considera mulheres trans como mulheres, mas não obteve uma resposta direta.