DestaqueDiário do Rio

Concurso de arquitetura para novo Centro Cultural Rio-África destaca protagonismo de profissionais negros na transformação urbana da Pequena África.




Concurso Centro Cultural Rio-África

O Instituto dos Arquitetos do Brasil, departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ), em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Companhia Carioca de Parcerias e Investimento (CCPAR), anunciou o lançamento de um concurso para a construção do novo Centro Cultural Rio-África. Este projeto será localizado na região da Pequena África e do Cais do Valongo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

O concurso está aberto exclusivamente para arquitetos negros brasileiros e africanos de língua oficial portuguesa, que tenham assento no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP). A iniciativa visa selecionar o projeto que apresentar a melhor solução técnica para a implementação do Centro Cultural Rio-África.

O novo centro cultural terá como objetivo contribuir para que a população carioca e os visitantes do Porto Maravilha e da Pequena África conheçam a história, os personagens e o desenvolvimento urbano desse território. Além disso, o centro promoverá a arte e a cultura contemporânea afro-brasileira e afro-diaspórica, proporcionando um espaço de valorização e divulgação das raízes e influências africanas na cultura brasileira.

“O Cais do Valongo é um espaço de história e resistência do povo negro carioca e nada mais justo que realizar esse concurso voltado para os arquitetos negros e negras. Direcionar dessa forma é oportunizar a esses profissionais a realização de um projeto que reflete, de certa forma, o passado de cada uma dessas pessoas”, pontua Marllon Sevilhas, coordenador do concurso.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural Rio África: Instituto dos Arquitetos do Brasil e Prefeitura do Rio lançam concurso para arquitetos negros


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo