
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul surpreendeu a população ao apreender meia tonelada de cocaína em Canoas, nesta segunda-feira (1ª), após uma investigação que durou oito meses. A droga, avaliada em R$ 15 milhões, seria comercializada na região.
Realizada pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico, a apreensão é considerada a maior da história da corporação no estado. Um homem foi detido em flagrante e outros dois indivíduos foram levados para a delegacia para interrogatório.
O delegado Gabriel Borges explicou que a investigação teve início a partir de informações sobre a união de duas facções criminosas, com atuação em Porto Alegre e Canoas, que planejavam trazer uma grande quantidade de drogas para o Rio Grande do Sul, aproveitando o caos causado pela enchente histórica que atingiu o estado em maio.
Os policiais descobriram imóveis no bairro Mathias Velho, que foram utilizados como depósito da droga. Este bairro foi um dos mais afetados pelas inundações e ainda está se recuperando.
A cocaína foi encontrada no segundo imóvel vistoriado durante a operação. O homem detido e os outros conduzidos para interrogatório estavam em residências próximas e em um veículo nas redondezas.
“Este trabalho reflete nossa estratégia de combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas, visando desmantelar o crime organizado e responsabilizar criminalmente seus líderes”, afirmou o delegado Alencar Carraro, diretor de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil.
O homem preso já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas. A investigação prossegue para identificar outros envolvidos na operação que resultou na apreensão dos 500 kg de cocaína.
O bairro Mathias Velho, o maior de Canoas, é lar de aproximadamente 50 mil pessoas. Com a diminuição das águas do rio dos Sinos, montanhas de móveis, colchões e brinquedos foram formadas nas ruas. O processo de reconstrução e limpeza está em andamento na região.