DestaqueUOL

Massa de ar polar derruba temperatura em São Paulo e previsão é de menor temperatura do ano na capital




Massa de Ar Polar Provoca Queda de Temperatura em São Paulo

Massa de Ar Polar Provoca Queda de Temperatura em São Paulo

No último domingo (30), uma massa de ar polar derrubou o bloqueio atmosférico que estava mantendo a temperatura acima do normal na região central do país, resultando em um clima típico de inverno na região metropolitana de São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que na manhã desta segunda-feira (1º) possa ser registrada a menor temperatura do ano na capital paulista.

O recorde anterior de temperatura mais baixa em São Paulo foi de 10,4°C, registrado no dia 29 de maio, porém, os termômetros podem marcar 10°C nesta segunda-feira.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que a tarde de domingo foi a mais fria do ano na cidade, com uma média de 15,2°C e o menor valor absoluto de 13,2°C na região de Parelheiros, na zona sul.

Junho acumulou apenas 0,6 mm de chuvas até o momento, correspondendo a 1,2% dos 49,5 mm esperados para o mês. O mês teve seu último registro significativo de chuva no dia 27 de maio, com 27,8 mm.

À noite, a temperatura média na Grande São Paulo era de 11°C por volta das 18h, sendo que em Parelheiros o termômetro já marcava 10°C.

Para a próxima semana, a previsão é de que as manhãs continuem geladas na capital, porém as máximas voltarão a subir, podendo chegar a 23°C. A Defesa Civil manteve a cidade em estado de alerta para baixas temperaturas desde sexta-feira (28).

Demais Regiões de São Paulo

O frio também atingirá outras regiões do estado. Em Campos do Jordão, os termômetros devem chegar a 7ºC nesta segunda-feira. No Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba, as mínimas serão de 12ºC. Já no litoral sul, Baixada Santista e litoral norte, as mínimas variarão entre 17ºC e 18ºC.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo