Presidente do Senado anuncia votação urgente de projetos após acordo com Lula sobre renegociação da dívida dos estados e desoneração da folha de pagamento.

O Senado Federal está se preparando para votar com urgência projetos de grande impacto para o país. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco, anunciou que a votação dos projetos relacionados à renegociação da dívida dos estados e à desoneração da folha de pagamento será agendada assim que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmar acordo com as propostas dos senadores.
Um dos pontos em destaque é a redução da contribuição previdenciária para 17 setores da economia e para pequenos municípios. Para compensar essa diminuição na arrecadação, o governo estudou utilizar recursos das multas aplicadas pelas agências reguladoras e da taxação das compras realizadas em sites internacionais.
Outro tema em pauta é o endividamento dos estados brasileiros. O projeto em análise autoriza os estados a repassarem ativos para a União, como forma de amortizar parte das dívidas. Além disso, os estados teriam permissão para utilizar parte dos juros economizados em investimentos nas áreas de educação, segurança pública e infraestrutura.
Essas medidas representam uma tentativa de reequilibrar as finanças dos entes federados e fomentar o desenvolvimento em setores estratégicos da economia. A expectativa é de que essas propostas encontrem apoio entre os parlamentares e sejam aprovadas com celeridade, visando trazer benefícios tanto para os governos estaduais quanto para a população em geral.