Câmara dos Deputados aprova homenagem a Arnaldo Faria de Sá com denominação de “ala” no hall da taquigrafia.

25/06/2024 – 19:35
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Arnaldo Faria de Sá em foto de novembro de 2018
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Resolução 24/22, que tem como objetivo denominar o espaço conhecido como hall da taquigrafia, localizado no anexo 2 da Câmara, como “ala Arnaldo Faria de Sá”. O ex-deputado, constituinte e eleito por oito mandatos, falecido em 2022 aos 76 anos, foi homenageado pelo seu legado político.
O relator da proposta, deputado Pedro Jr (PL-TO), destacou a importância de Faria de Sá como exemplo de parlamentar comprometido com causas sociais, defesa dos direitos dos trabalhadores e conhecimento profundo das normas regimentais. Pedro Jr ressaltou que a homenagem perpetua a memória de um político extraordinário.
Autora da proposta, a ex-deputada Aline Gurgel enfatizou o papel de Faria de Sá como defensor de aposentados, pensionistas e idosos ao longo de sua trajetória política. Ela destacou sua atuação na defesa da previdência pública e nos debates das reformas previdenciárias dos governos anteriores.
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Pedro Jr, relator do projeto
O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) manifestou-se contrário à homenagem, citando um episódio de declaração considerada racista feita por Faria de Sá em sua carreira política. Apesar disso, o projeto foi aprovado em Plenário e transformado na Resolução 12/24.
Mais informações em instantes
Assista ao vivo
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli