Câmara dos DeputadosDestaque

Projeto de Lei aprovado garante reserva de vagas para pessoas com deficiência em programas de qualificação profissional financiados pelo FAT.






Projeto de Lei aprova inclusão de pessoas com deficiência em programas de qualificação profissional

21/06/2024 – 11:36

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Túlio Gadêlha: políticas de inclusão são uma obrigação do Estado e da sociedade

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4480/12, do Senado, que destina a pessoas com deficiência pelo menos 10% das vagas em programas e ações de qualificação profissional financiados pelo Fundo de Amparo do Trabalhador
(FAT).

O relator, deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), recomendou a aprovação do texto. “A transformação de políticas inclusivas em leis é um passo decisivo para assegurar que elas não sejam meramente discricionárias, mas sim obrigações permanentes do Estado e da sociedade”, afirmou o parlamentar.

A proposta insere dispositivo na Lei do Seguro-Desemprego, que trata do FAT. Segundo a autora, a ex-senadora e atual deputada Lídice da Mata (PSB-BA), apesar de a legislação obrigar a reserva de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoas com deficiência, as vagas não são ocupadas devido à falta de qualificação.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo
e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado sem sofrer alterações, poderá seguir depois para sanção presidencial.

O texto já passou, na Câmara, pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Da Reportagem/RM
Edição – Marcelo Oliveira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo