DestaqueUOL

Áudio manipulado de Bolsonaro promove lei inexistente para ressarcir perdas em casas de aposta – Saiba mais sobre o golpe




Verificação de informação: declaração falsa atribuída a Bolsonaro

O post desinformativo traz escrito: “Bolsonaro revela lei que foi escondida e que beneficia todos”. No vídeo, o ex-presidente supostamente diz: “Antes de perder as eleições, eu aprovei uma lei que quase ninguém conhece, que é para o povo recuperar tudo que perdeu nas casas de aposta. Tem algumas pessoas ensinando como que faz para recuperar o dinheiro perdido. Para você saber como é, basta clicar em saiba mais”.

Por que é falso

Bolsonaro não fez afirmações do vídeo. A publicação usou imagens de vídeo do ex-presidente, mas substituiu o som por um áudio que imita a voz do político. O posicionamento das legendas dificulta a identificação dos movimentos da boca do político, mas ainda é possível notar que eles não se alinham às falas. A imprensa também não registrou pronunciamentos públicos de Bolsonaro sobre o assunto.

IA imita voz de políticos. Ferramentas disponíveis permitem ao usuário escrever um texto para que a inteligência artificial produza um áudio com a voz de personalidades conhecidas, como no caso do ex-presidente, que fez centenas de declarações públicas. Ferramentas do tipo utilizam áudios disponíveis na internet para gerar reproduções com a voz dos autores em novos textos.

Nenhum projeto do tipo foi aprovado por Bolsonaro. O áudio atribui ao ex-presidente a aprovação de uma lei que autoriza o ressarcimento “antes de perder as eleições”. Em 2022, o único Projeto de Lei discutido a respeito de casas de aposta foi o PL nº 2350, que propôs a obrigação de advertência ao usuário para o funcionamento digital de casas de aposta e outros jogos de azar. O texto passou pelo plenário do Senado, mas o prazo para a apresentação de emendas se esgotou em maio de 2023, quando Bolsonaro não era mais presidente.

Link não leva para iniciativa pública. A narração indica ao usuário clicar em “saiba mais”, que direciona a uma página chamada “Quebrando a banca hacker online”. No domínio, há depoimentos de usuários e um link para entrar em uma comunidade do WhatsApp, sem menções a programas aprovados pelo governo federal.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo