DestaqueDiário do Rio

Prefeitura do Rio de Janeiro sanciona lei de combate à importunação sexual nos estádios de futebol da cidade






Campanha de combate à importunação sexual é sancionada na cidade do Rio de Janeiro

Campanha de combate à importunação sexual é sancionada na cidade do Rio de Janeiro

No intuito de reduzir os casos de violência nos estádios de futebol na cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura sancionou, nesta terça-feira (14/05), uma nova lei que estabelece a campanha de combate à importunação sexual. A medida, publicada no Diário Oficial, visa orientar e apoiar vítimas desse tipo de violência, principalmente em ambientes esportivos.

De acordo com o texto da lei, placas permanentes serão instaladas nos locais com instruções para que as vítimas de importunação sexual possam identificar o agressor, além de disponibilizar um número de telefone e informações sobre os órgãos para efetuar a denúncia. As orientações sobre como proceder em casos de violência sexual também serão divulgadas por meio de sistema de áudio e telas de vídeo nos estádios e demais espaços esportivos da cidade.

O vereador Cesar Maia (PSD), autor da lei, ressaltou a importância da iniciativa: “Muitas mulheres sofrem com esse tipo de violência em silêncio, seja por não saberem como agir, seja por vergonha. É fundamental falar sobre importunação sexual e dar a devida importância e seriedade a esse crime que afeta e estigmatiza as mulheres”.

Com a sanção da lei, espera-se que haja maior conscientização sobre a importância de combater a importunação sexual, não apenas nos estádios, mas em toda a cidade do Rio de Janeiro. A prefeitura pretende promover a segurança e o respeito nos espaços públicos, garantindo o bem-estar e a integridade das mulheres cariocas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo