DestaqueUOL

Importações russas se recuperam após invasão: cadeias de abastecimento adaptadas levam a aumento em setor estratégico



Rússia recupera importações de mercadorias para o campo de batalha e componentes críticos

A Rússia viu suas importações de “mercadorias para o campo de batalha” e “componentes críticos” atingirem níveis mínimos após a invasão, mas um relatório recente aponta que houve uma recuperação no segundo semestre de 2022, devido à adaptação das cadeias de abastecimento do país.

De acordo com o relatório, as importações de mercadorias para o campo de batalha totalizaram 932 milhões de dólares entre janeiro e outubro de 2023, um valor apenas 10% menor em relação ao período anterior às sanções.

O diretor de Estudos Econômicos da ‘IESEG School of Management’, Eric Dor, destacou a queda de 95% nas exportações da União Europeia para a Rússia de 50 “itens de alta prioridade”, como semicondutores e circuitos integrados, entre outubro de 2022 e setembro de 2023, comparado ao mesmo período de 2020-2021.

Por outro lado, as exportações desses produtos para os Emirados Árabes, Turquia e ex-repúblicas soviéticas tiveram um crescimento expressivo. Por exemplo, as importações do Cazaquistão triplicaram, as da Armênia quadruplicaram e as do Quirguistão aumentaram 18 vezes.

Máquinas de lavar e lava-louças

Em um caso diferente, Cyril Buyanovsky, um empresário de 60 anos do Kansas, se declarou culpado em dezembro de 2023 por participar de um “plano de longo prazo para traficar equipamentos eletrônicos para aviação dos Estados Unidos à Rússia”, conforme anunciado pelo procurador-geral adjunto Matthew Olsen.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo