DestaqueUOL

Crescimento significativo da AfD entre jovens alemães preocupa especialistas e autoridades democráticas.






Artigo sobre crescimento do partido AfD entre jovens eleitores

Crescimento do partido AfD entre jovens eleitores na Alemanha

A fatia na qual a AfD teve maior crescimento de votos foi no grupo de eleitores com menos de 24 anos. A legenda saiu de 5% dos votos deste grupo em 2019 para 22% em 2024. Esse crescimento expressivo entre os jovens eleitores tem chamado atenção de especialistas e analistas políticos.

Uma das razões apontadas para esse aumento na preferência dos jovens pela AfD é a presença marcante do partido nas redes sociais, bem como a “viralização” de conteúdos produzidos pela legenda. Os vídeos virais, geralmente protagonizados por candidatos jovens, abordam temas como identidade nacional, migração e segurança, o que tem conquistado seguidores e eleitores mais jovens.

“Os jovens se sentem alienados, desapontados com os partidos tradicionais, o que é próprio também da crise democrática. Isso dissemina as mensagens do grupo de forma muito ampla quando eles tocam na política tradicional, já que prometem mudanças radicais como uma alternativa.” – afirmou Regiane Bressan, professora de relações internacionais da Unifesp.

Entretanto, a crescente popularidade da AfD entre os jovens não vem sem polêmicas. O Serviço de Inteligência da Alemanha incluiu o partido sob vigilância por risco de ameaça à democracia no ano de 2021. Instituições europeias e órgãos de direitos humanos também monitoram de perto as atividades do partido, segundo informações da professora da Unifesp.

“O Judiciário e a polícia têm mantido vigilância rigorosa sobre as atividades do partido e de seus membros, especialmente quando se trata de incitação ao ódio ou violência.” – ressaltou Regiane Bressan.

Apesar do crescimento significativo entre os jovens eleitores, alguns especialistas acreditam que o chamado “pacto de cavalheiros” entre os chanceleres alemães pode evitar que a AfD cresça ainda mais. As coalizões partidárias e a postura das outras legendas no parlamento indicam que há resistência em se associar ao partido.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo