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Plano Diretor de São Paulo: adensamento populacional nas proximidades das estações de metrô ainda é desafiador, aponta levantamento da Folha.




Transformações Urbanas em São Paulo

Na última década, o bairro do Jardim São Paulo passou por profundas transformações com a chegada do metrô em 1998. As antigas residências deram lugar a novos empreendimentos comerciais, incluindo um edifício empresarial com um shopping no térreo. O comerciante local, Carlos Vernaglia, relata que a estação inaugurada foi o gatilho para a mudança do perfil do bairro, atraindo empreendedores e afastando antigos moradores.

O caso do Jardim São Paulo reflete a dinâmica complexa do mercado imobiliário em São Paulo, onde o Plano Diretor em vigor desde 2014 busca incentivar a construção de moradias próximas ao transporte público. No entanto, os resultados dessa política ainda são divergentes, com alguns bairros vendo um crescimento populacional e outros uma diminuição no número de habitantes.

Um levantamento realizado pela Folha mapeou a evolução populacional ao redor de todas as estações de trem e metrô na cidade de São Paulo, comparando dados do Censo de 2010 com dados mais recentes. A análise mostrou que, em média, a proporção de residentes nas áreas próximas às estações se manteve estável em relação ao número total de habitantes da cidade.

Apesar dos desafios enfrentados, defensores do Plano Diretor acreditam que é necessário dar tempo para que suas propostas sejam implementadas e gerem os resultados esperados até o término de sua vigência em 2029. O secretário-adjunto de Urbanismo, José Armênio de Brito Cruz, destaca que o plano ainda não falhou e que mudanças estão em curso em diversas regiões da cidade.

Um dos bairros que mais se destacou no adensamento populacional foi o Campo Belo, onde houve um aumento significativo no número de moradores. Por outro lado, áreas da região central, como as estações Santa Cecília, Trianon-Masp e Brigadeiro, apresentaram uma diminuição na quantidade de residentes devido a vários fatores, incluindo altos aluguéis e o não repasse de propriedades.

Em meio a essas transformações, o transporte público tem desempenhado um papel fundamental na configuração urbana da cidade. Bairros como Belém, Mooca, Tatuapé, Barra Funda, Pirituba e Campo Belo têm se beneficiado do crescimento imobiliário próximo às estações de metrô e trem, gerando novas oportunidades e desafios para os moradores locais.

Esses dados e observações refletem a constante mudança urbana na cidade de São Paulo, onde o desenvolvimento imobiliário e as políticas urbanas têm impacto direto na vida dos cidadãos. É necessário um olhar crítico e atento para entender os desafios e benefícios trazidos por essas transformações que moldam a paisagem urbana paulistana.


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