
Funpresp atinge R$ 10 bilhões em patrimônio administrado pelos servidores públicos federais
Os servidores públicos federais alcançaram um marco significativo neste mês, superando a marca de R$ 10 bilhões em patrimônio administrado pelo Funpresp, o fundo de pensão exclusivo para a categoria, que já conta com 110 mil beneficiários.
Instituída em 2012 durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, a Funpresp foi uma iniciativa que possibilitou aos servidores públicos se aposentarem com benefícios acima do teto do INSS.
Em 2015, uma nova legislação foi aprovada, estabelecendo a inscrição automática dos servidores que recebem salários acima do teto. No entanto, a permanência no fundo continua sendo opcional.
De acordo com informações do Funpresp, 94 a cada 100 participantes escolheram deixar seus recursos de aposentadoria complementar sob a gestão da fundação. A rentabilidade acumulada desde o início do fundo foi de 201,97%, superando o índice de referência IPCA+4%, que apresentou uma rentabilidade de 191,44% no mesmo período.
O diretor-presidente da Funpresp, Cícero Dias, atribui o sucesso do fundo a uma gestão conservadora, que consolidou a entidade como uma das maiores em previdência fechada no país.
Por Diego Felix