Agência BrasilDestaque

Número de mortos pelas chuvas no RS aumenta para 173 com a localização de nova vítima em Roca Sales, segundo Defesa Civil.

As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição e tragédia, com o número de mortos chegando a 173, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil gaúcha. Neste último domingo (9), uma nova vítima foi encontrada na cidade de Roca Sales, elevando o número de óbitos que estava estagnado desde a semana anterior.

Além disso, o número de desaparecidos caiu para 38, porém mais de 2,3 milhões de habitantes foram afetados em 475 municípios do estado. As chuvas torrenciais iniciaram no dia 27 de abril e persistiram por mais de uma semana, causando inundações e enxurradas ao longo de diversos rios importantes como Taquari, Sinos, Caí, Gravataí, Pardo e Jacuí. A água acumulada desaguou no Rio Guaíba, que corta a capital Porto Alegre.

Os estragos foram intensos na capital gaúcha, com transbordamento do Guaíba atingindo vários bairros e resultando em mortes e perdas materiais para milhares de famílias. A água seguiu seu curso em direção à Lagoa dos Patos, ocasionando alagamentos em cidades como Rio Grande e Pelotas.

A infraestrutura do estado ficou severamente comprometida, com dezenas de deslizamentos de terra e pontes destruídas, deixando inúmeras famílias isoladas. Mais de 77 mil pessoas precisaram ser resgatadas até o momento. A rodoviária e o aeroporto de Porto Alegre foram afetados pelas enchentes, paralisando suas operações.

A situação no Rio Grande do Sul permanece crítica e exige um grande esforço conjunto das autoridades e da população para lidar com as consequências desse desastre natural. A solidariedade e a prontidão para ajudar os afetados se fazem necessárias nesse momento de dificuldade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo