DestaqueUOL

O Poder e a Importância dos Títulos de Visconde e Barão na História da Nobreza

A Nobreza e seus Títulos: Visconde/Viscondessa e Barão/Baronesa

Visconde/Viscondessa

O título de visconde ou viscondessa era concedido a indivíduos que poderiam substituir o conde em suas funções, derivando inclusive seu nome de ‘vice-conde’. Do ponto de vista administrativo, esses nobres tinham jurisdição sobre territórios menores, equiparáveis ao tamanho de vilas.

Na Inglaterra, um visconde bastante conhecido é o visconde Althorp, que tradicionalmente é o filho mais velho e herdeiro do conde Spencer. O atual detentor do título é Louis Frederick John Spencer, sobrinho da falecida princesa Diana.

Barão/Baronesa

Os barões e baronesas, historicamente, ocupavam uma posição de menor destaque na hierarquia nobiliárquica, com domínio sobre territórios como fazendas ou sítios. Apesar disso, deviam ser tratados com respeito e deferência, como integrantes da realeza.

No Brasil, um exemplo emblemático foi Irineu Evangelista de Souza, conhecido como o “Barão de Mauá”. Filho de fazendeiros, recebeu o título do imperador Dom Pedro II no século XIX. Mauá foi pioneiro na industrialização do Brasil, sendo responsável por empreendimentos de grande importância, como a primeira ferrovia construída no país (Estrada de Ferro Mauá) e a introdução da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo