DestaqueUOL

Golpe milionário com aparelhos falsos da Apple gera prejuízo de U$12,3 milhões nos Estados Unidos




Artigo Jornalístico

A gigante da tecnologia Apple amargou um prejuízo de U$12,3 milhões (aproximadamente 64 milhões de reais) em um golpe que envolveu a troca de iPhones e iPads falsificados por dispositivos originais em suas lojas oficiais. O crime foi detalhado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os aparelhos falsos tinham números de identificação similares aos utilizados nos modelos autênticos da Apple, conforme relatado pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Leia também: Produção industrial recua 0,5% entre março e abril de 2024, revela IBGE

Os criminosos entregavam os dispositivos falsificados nas lojas da Apple, alegando defeitos nos mesmos. Ao se beneficiarem da garantia da empresa e do AppleCare+ (serviço de proteção estendida oferecido pela companhia), os funcionários eram vítimas da fraude repetidamente.

As investigações indicaram que, entre dezembro de 2015 e março de 2024, mais de 16 mil aparelhos fraudulentos foram envolvidos no esquema.

Os produtos originais obtidos ilegalmente eram comercializados nos Estados Unidos e no exterior, com destaque para a China, onde eram vendidos com lucro.

Cinco cidadãos chineses foram presos sob acusação de participação nesse golpe. Caso sejam condenados, podem enfrentar penas de até 20 anos de prisão.

Leia mais: Prefeitura de São Paulo aciona Justiça contra greve de ônibus e solicita multa de R$ 1 milhão


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo