
Senador Robert Menéndez se registra para reeleição como independente
O senador democrata Robert Menéndez, réu por corrupção, se registrou para a sua reeleição como independente, de acordo com documentos apresentados nesta segunda-feira (3), o que ameaça o controle do Senado por parte do partido do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Menéndez se nega a renunciar e os democratas apresentaram outro candidato para sua cadeira, um enfrentamento que pode dividir os eleitores em benefício de um republicano em Nova Jersey (nordeste), um reduto democrata.
O senador, acusado de extorsão, obstrução da justiça e de aceitar propina para favorecer empresários com conexões no Egito e Catar, se inscreveu sob o lema “Menéndez para o Senado”.
Essa decisão de se registrar como independente marca um momento crucial na carreira política de Menéndez, que enfrenta sérias acusações e pressões para renunciar ao cargo. Sua tentativa de se manter na corrida eleitoral pode trazer consequências significativas não apenas para ele, mas também para o equilíbrio de poder no Senado.
Com a possibilidade de dividir o eleitorado democrata com a apresentação de um candidato alternativo, Menéndez corre o risco de fortalecer os republicanos e comprometer a maioria democrata na casa legislativa. Os eleitores em Nova Jersey terão que decidir a quem confiar seu voto diante dessa controvérsia envolvendo o senador.