Polícia Federal cumpre mandado contra suspeito de atear fogo em Área de Proteção Ambiental do Planalto Central

Segundo informações da Polícia Federal, o homem em questão não teve sua identidade divulgada. De acordo com nota oficial, o suspeito, juntamente com outro envolvido ainda não identificado, foi flagrado em imagens de videomonitoramento parando o veículo à margem de uma rodovia e ateando fogo na vegetação, próximo ao Gama.
As imagens foram capturadas no dia 25 de setembro, em um período no qual o Distrito Federal enfrentava uma seca intensa, com mais de 150 dias sem chuvas. O fogo se espalhou rapidamente devido às condições climáticas favoráveis, destruindo uma área de mais de 380 hectares na região. Diante disso, a Polícia Federal abriu quatro inquéritos para identificar os responsáveis pelos incêndios que atingiram a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central e outras localidades.
Caso os suspeitos sejam condenados, poderão responder por diversos crimes ambientais, incluindo incêndio florestal e dano a unidade de conservação. A ação da Polícia Federal visa não só identificar os responsáveis pelos incêndios, mas também coibir essa prática criminosa que coloca em risco a biodiversidade e o meio ambiente local.