Câmara dos DeputadosDestaque

Projeto de Lei propõe proibição de férias coincidentes com folgas para trabalhadores marítimos, em análise na Câmara dos Deputados






Projeto de Lei altera CLT para proibir férias coincidentes com folgas de trabalhadores marítimos

22/05/2024 – 17:55

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Jonas Donizette, o autor da proposta

O Projeto de Lei 1392/24 está em discussão na Câmara dos Deputados e propõe alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que impactam diretamente os trabalhadores marítimos. A proposta visa proibir empresas de concederem férias aos trabalhadores em períodos coincidentes com suas folgas.

De acordo com o texto, a concessão de folga durante o período de férias do trabalhador marítimo seria considerada uma violação aos acordos coletivos de trabalho vigentes.

O deputado Jonas Donizette (PSB-SP), autor do projeto, justifica a necessidade da medida destacando a intensa jornada de trabalho dos marítimos. Ele ressalta que, tradicionalmente, os marítimos têm um período igual de folgas para cada jornada de trabalho realizada, garantindo um equilíbrio entre tempo embarcado e tempo em terra.

Donizette enfatiza que muitas empresas têm concedido férias aos marítimos durante seus períodos de folga, o que resulta na não efetivação do período de férias a que esses profissionais têm direito de acordo com a legislação trabalhista.

Próximos passos
A proposta passará por mais análises nas comissões de Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo um rito de tramitação que dispensa a deliberação do Plenário, a menos que haja decisões divergentes entre as comissões ou recursos para apreciação no Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo