DestaqueSenado Federal

Senado aprova projeto de conscientização contra a automedicação para evitar intoxicações por medicamentos no Brasil.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei 1.108/2021, de autoria da Câmara dos Deputados, que propõe a realização de campanhas permanentes de conscientização sobre a automedicação. A relatora do projeto, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), emitiu parecer favorável à proposta, que agora seguirá para apreciação do Plenário do Senado.

Segundo o texto do projeto, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as esferas serão responsáveis por promover as campanhas de conscientização contra a automedicação, com foco especial na ingestão de antibióticos e medicamentos sujeitos a controle especial.

No relatório apresentado, a senadora Damares Alves mencionou dados alarmantes, como uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), que apontou que 77% dos entrevistados admitiram se automedicar. Além disso, ela destacou informações do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) que revelaram, em 2017, cerca de 20 mil casos de intoxicação por medicamentos no Brasil.

Damares ressaltou a falta de compreensão da população em relação aos medicamentos, mencionando a ausência de conhecimento sobre mecanismos de ação, interações medicamentosas, dosagens e efeitos colaterais. A prática da automedicação também foi apontada como um fator que pode mascarar sintomas de doenças mais graves, postergando o tratamento adequado e agravando o quadro clínico.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que também é médica, destacou a importância de conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação, ressaltando que a dor, por exemplo, pode ser um sintoma de condições sérias que podem ser mascaradas pelo uso inadequado de medicamentos:

— A dor é um alerta. Se a mascaramos, estamos adiando um diagnóstico precoce que poderia salvar vidas.

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Guilherme Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo