DestaqueUOL

Brasil não atinge meta de matrículas no ensino fundamental pela primeira vez em oito anos, aponta pesquisa do IBGE




Brasil não atinge meta de matrículas no ensino fundamental

Brasil não alcança meta de matrículas no ensino fundamental

Após oito anos consecutivos atingindo a meta de 95% de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental, o Brasil falhou em alcançar esse objetivo em 2023, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Educação, divulgada pelo IBGE. A pesquisa revelou que o país registrou 94,6% de matrículas nessa faixa etária, o menor percentual desde o início da série histórica, em 2016.

Segundo o relatório, todas as regiões do país, exceto o norte, apresentaram queda no número de crianças matriculadas no ensino fundamental, demonstrando uma preocupação pela primeira vez em oito anos. O maior percentual alcançado foi em 2018, com 97,4% de matrículas, mas a proporção começou a cair a partir desse ano.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú também apontou problemas de frequência escolar, com 48% dos estudantes brasileiros não conseguindo concluir o ensino fundamental na idade certa, até os 15 anos, devido a reprovação, evasão ou abandono escolar.

Jhonatan Almada, membro da Rede de Especialistas em Política Educativa da Unesco, ressaltou que durante a pandemia a taxa de abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental também aumentou, e não melhorou no pós-pandemia. Ele destacou o aumento da população em situação de pobreza como um fator contribuinte para o abandono escolar, relacionando a extrema pobreza com o crescimento do trabalho infantil no país.

Para Almada, políticas multiarticuladas são necessárias para manter as crianças na escola e combater o abandono escolar, afirmando que a situação demanda atenção urgente e soluções integradas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo