DestaqueDiário do Rio

Crescimento de 5% na indústria fluminense impulsiona projeção de PIB de 4% para o estado em 2024, revela Firjan

Indústria do Rio de Janeiro Cresce 5%

No segundo trimestre de 2024, a indústria do estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento expressivo de 5%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em uma nota técnica, que ressaltou o aumento da produção em todos os segmentos industriais como principal impulsionador desse resultado positivo.

O Produto Interno Bruto (PIB) fluminense manteve-se estável em 0,1% em relação ao primeiro trimestre de 2024, porém apresentou um avanço de 4,5% se comparado ao mesmo período do ano passado. A projeção da Firjan para o fechamento de 2024 é que o PIB estadual alcance a marca de 4%, superando a média nacional.

Destaques por Setores

A indústria extrativa, responsável por mais da metade do PIB industrial do estado, teve um crescimento de 4,4% no segundo trimestre de 2024, em comparação a 2023. Esse desempenho foi impulsionado pela entrada em operação de 12 novos poços de óleo e gás, sendo oito na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos.

O setor de construção também apresentou um aumento significativo de 6% no mesmo período, beneficiado por projetos de infraestrutura e pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Já a indústria de transformação registrou um crescimento de 4,7%.

Além disso, o setor de serviços, que representa 60% da economia fluminense, teve um crescimento de 4,3% no segundo trimestre, impulsionado pela melhoria do mercado de trabalho, com aumento nos rendimentos reais e uma taxa de desemprego reduzida.

Comparação com o Cenário Nacional

No primeiro semestre de 2024, a economia do Rio de Janeiro cresceu 5,1%, superando o avanço de 2,9% da economia brasileira no mesmo período. O economista-chefe da Firjan, Jonathas Goulart, destacou que, apesar do crescimento, fatores como taxas de juros elevadas podem comprometer a recuperação de setores estratégicos, como a indústria de transformação.

Goulart ressaltou ainda que o processo de desinflação nas principais economias, como Estados Unidos e zona do euro, pode beneficiar o Brasil com um fluxo de capitais mais favorável.

Projeção para o PIB de 2024

A Firjan projeta que o PIB fluminense encerrará o ano de 2024 com um crescimento de 4%, superando a projeção anterior de 3,1%. Esse crescimento será impulsionado principalmente pelos setores de óleo e gás e construção civil, que continuarão desempenhando um papel fundamental na sustentação da economia do estado.

Diante das incertezas, Jonathas Goulart concluiu que fatores locais devem continuar impulsionando a economia do Rio de Janeiro, com destaque para os setores de óleo e gás e construção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo