CNNDestaque

Prefeito do Rio proíbe comercialização de alimentos e bebidas em recipientes de vidro nas praias em nome da segurança e preservação ambiental.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assina decreto que proíbe a comercialização de alimentos e bebidas em recipientes de vidro nas praias da cidade. A medida, divulgada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (20), se aplica aos quiosques, barraqueiros e entregadores, que estão impedidos de atender clientes com produtos em recipientes de vidro na faixa de areia ou a 50 metros dela.

Fiscais poderão apreender produtos comercializados em vidro na área determinada. A Secretaria de Ordem Pública terá autonomia para estabelecer normas adicionais sobre o tema, conforme mencionado no decreto.

A ação visa preservar o meio ambiente e manter a limpeza e qualidade das praias cariocas. O prefeito destaca o risco à segurança e integridade dos frequentadores que o uso de recipientes de vidro representa, podendo ocasionar acidentes.

A determinação foi publicada no último dia do verão, em meio a temperaturas recordes na cidade. No domingo (17), o termômetro alcançou 62,3ºC de sensação térmica na estação de Guaratiba, conforme dados do Sistema Alerta Rio. Esse foi o maior registro desde o início das medições em 2014. No sábado, a mesma estação registrou 60,1ºC de sensação térmica.

Com o calor intenso, as praias cariocas ficaram lotadas no último fim de semana da estação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo