DestaqueUOL

Demissões na Mitsui levantam especulações sobre sucessão na Vale e impacto nos investimentos no setor de gás




Notícia sobre a demissão de executivos da Mitsui

Demissões na Mitsui podem afetar sucessão na Vale, mineradora que tem Cosan e Mitsui como sócias

A japonesa Mitsui, sócia da Cosan em várias empresas de gás e da Vale, demitiu, nesta sexta (19), os dois principais executivos da área, Rogério Leite e Anderson Bastos. No mercado, os rumores são de que as demissões se devem às mudanças na Mitsui em relação aos seus planos de investimentos no ramo de gás e que essa virada pode afetar a sucessão no comando da Vale, mineradora que tem Cosan e Mitsui como sócias.

O desligamento dos executivos foi anunciado por Tadaharu Shiroyama, CEO da Mitsui Gás. Na conversa, ele se limitou a dizer que se tratava de uma “reestruturação”. É o que confirmou Rogério Leite ao Painel S.A.. Além de ser sócia da Commit, novo nome da Gaspetro (cujo controle é da Cosan), a Mitsui possui cerca de 41% de participação em concessionárias de gás em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Para que a compra da Gaspetro fosse aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), uma das condições impostas foi a venda do controle dessas distribuidoras. A Mitsui tem preferência. No entanto, após o anúncio de que assumiriam o comando dessas empresas, ao menos dois estados (CE e PE) aprovaram leis impedindo estrangeiros de exercerem o comando de concessionárias. Isso impede a Mitsui de exercer sua preferência.

Efeito Mantega

Essa mudança ocorre no momento em que o presidente Lula tenta emplacar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, para a presidência da Vale em substituição a Eduardo Bartolomeo, que busca a recondução ao cargo. Cosan e Mitsui têm assentos no conselho. Pessoas que participam das conversas afirmam que a Cosan, de Rubens Ometto, defende Luis Henrique Guimarães, atual conselheiro na Vale. A Mitsui ainda não disse se pretende apoiá-lo ou indicar um nome próprio.

Com Diego Felix


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo