Câmara dos DeputadosDestaque

Câmara dos Deputados aprova pensão especial para vítimas de microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré decorrentes do vírus Zika






Pensão especial e indenização por dano moral a pessoas com deficiência permanente decorrente de microcefalia ou vírus Zika são aprovadas na Câmara dos Deputados

12/12/2023 – 21:50

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que concede pensão especial mensal e vitalícia e indenização por dano moral às pessoas com deficiência permanente decorrente de microcefalia ou de Síndrome de Guillain-Barré associadas à infecção pelo vírus Zika. A proposta será enviada ao Senado.

O valor mensal da pensão será equivalente ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 7.507,49. Já a indenização será em valor único de R$ 50 mil.

O texto aprovado nesta terça-feira (12) é um substitutivo do relator, deputado Lula da Fonte (PP-PE), para o Projeto de Lei 3974/15, da ex-deputada e atual senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Segundo o texto, os valores deverão ser corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) desde a data de publicação da futura lei até a data do pagamento. Não incidirá imposto de renda sobre esses valores.

Reportagem – Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo