Empresário de 35 anos vence eleições e se torna o presidente mais jovem da história do Equador

Apesar de sua pouca experiência na política, já que atuou apenas como deputado na Assembleia Nacional por dois anos, o novo presidente eleito é filho de um dos homens mais ricos do país, Álvaro Noboa. Com essa conquista, Daniel Noboa alcança um sonho que seu pai nunca conseguiu realizar: ser presidente. Álvaro Noboa disputou cinco eleições presidenciais, porém, acabou perdendo todas.
Por meio das redes sociais, Daniel Noboa expressou sua gratidão ao povo equatoriano e disse que o país “fez história” neste domingo. Ele afirmou que as famílias equatorianas elegeram um “Novo Equador”, um país com segurança e emprego. O presidente eleito ressaltou a importância de lutar por um país em que as promessas não acabem na campanha e a corrupção seja devidamente punida.
Daniel Noboa assumirá o cargo de presidente em dezembro, em data ainda a ser definida, e enfrentará um cenário desafiador. Além dos altos índices de insegurança, o Equador enfrenta um quadro socioeconômico complicado, com níveis elevados de pobreza e desemprego.
As eleições deste ano foram marcadas por episódios de violência durante a campanha. Nos últimos meses, políticos e candidatos a cargos governamentais foram vítimas de assassinatos no país. Um exemplo é o candidato presidencial Fernando Villavicencio, que foi morto antes do primeiro turno, em agosto.
A vitória de Daniel Noboa traz consigo a expectativa de mudanças no país. Resta esperar para ver como o presidente eleito enfrentará os desafios e o impacto de suas medidas na situação do Equador nos próximos anos.
*Com informações da agência Telám.