Agência BrasilDestaque

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anuncia a Marcha contra a Misoginia para combater o ódio às mulheres e promover igualdade.

No próximo dia 25, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, lançará a Marcha contra a Misoginia, com o objetivo de chamar a atenção para o ódio direcionado às mulheres. Durante a abertura do Festival RME (Rede Mulher Empreendedora) 2023, Cida ressaltou que o ódio presente no país não tem contribuído para que as mulheres realizem seus objetivos.

A ministra destacou que, à medida que as mulheres ocupam espaços de poder e ganham destaque profissional, o ódio e a desqualificação se intensificam. Ela ressaltou que, além disso, a misoginia se manifesta através de ataques relacionados à aparência física, relacionamentos amorosos e até mesmo à etnia. Tudo isso tem o intuito de diminuir a autoestima das mulheres e excluí-las desses espaços de poder.

Cida também enfatizou a importância de construir um país com mais mulheres empreendedoras. Ela reconhece as dificuldades enfrentadas pelas empresárias, que muitas vezes são mães solteiras e se veem obrigadas a abrir seu próprio negócio por falta de apoio e opções. A ministra afirmou que o empreendedorismo brasileiro tem a cara da mulher brasileira e que as empreendedoras têm o poder de mudar o país.

Além disso, Cida relembrou a batalha para aprovar o projeto de lei que prevê igualdade salarial entre homens e mulheres. Agora, ela acredita que é o momento de implementar essa lei e garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e remuneração que os homens.

Cida ressaltou ainda a capacidade das mulheres de investir e contribuir para a sociedade. Ela afirmou que as empreendedoras utilizam seus recursos para ajudar outros membros da família e pagar suas dívidas em dia. Essa responsabilidade social, segundo ela, contribui para a construção da política econômica e é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

O Festival RME, maior evento nacional para empreendedoras e líderes, está ocorrendo em São Paulo e conta com a participação de palestrantes renomados, além da presença da ONU Mulheres e Pacto Global. O evento oferece oportunidades específicas para empreendedoras em diferentes fases de seus negócios, incluindo um prêmio destinado a reconhecer e incentivar empreendedoras talentosas.

Serão selecionadas 15 empreendedoras, sendo três de cada região do Brasil, para receber um montante de R$ 1 mil cada. A premiação está prevista para o último dia do festival. Além disso, o evento conta com espaços dedicados ao desenvolvimento empresarial, com o objetivo de impulsionar a inovação e o crescimento dos empreendimentos liderados por mulheres.

Para mais informações sobre a programação, basta acessar o site do Festival RME. A ministra Cida Gonçalves acredita que o evento e a Marcha contra a Misoginia são importantes passos para conscientizar a sociedade sobre a importância das mulheres no mundo dos negócios e combater o ódio e a desigualdade de gênero que ainda persistem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo