Câmara dos DeputadosDestaque

Falta de recursos dificulta realização de exames para diagnóstico e tratamento do câncer de mama pelo SUS, durante audiência pública

Na última terça-feira (3), durante uma audiência pública da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, especialistas afirmaram que a realização de exames para diagnóstico, assim como o tratamento da doença, dependem de recursos que muitas vezes não chegam ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a diretora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Verônica Savatin, muitos exames são facilmente acessados na rede privada, porém não na rede pública.

Durante a audiência, Savatin questionou a garantia de acesso dos pacientes dependentes do SUS a esses procedimentos e exames. O deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), presidente da comissão, reforçou a necessidade de uma fonte de financiamento e comunicou que a comissão está trabalhando em uma alternativa para criar um Fundo Nacional de Enfrentamento ao Câncer. Prado deixou claro que a intenção não é retirar recursos de outros lugares, mas sim propor o uso de recursos que estão parados e podem salvar vidas.

A representante do Grupo Escolhemos Viver, Cíntia Cerqueira, paciente oncológica desde 2018, ressaltou que a falta de medicamentos prejudica os pacientes com câncer. Segundo ela, o mês de outubro não é rosa para essas pessoas, mas sim cinza e sombrio, devido à falta de medicamentos, de exames e de médicos que se importem.

A deputada Silvia Cristina (PL-RO) afirmou que o poder público ainda precisa fazer muito para contribuir com os pacientes oncológicos. Para ela, não adianta apenas falar sobre melhorias se não houver ação e políticas públicas que realmente beneficiem a população.

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 73.610 casos desse tipo de câncer foram estimados para o ano de 2023, representando um risco de cerca de 66 casos a cada 100 mil mulheres.

Em relação ao Outubro Rosa, a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, ela acontece no Brasil desde o início dos anos 2000, porém só foi instituída por lei em 2018. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre a doença e conscientizar a população sobre a importância de fazer exames para detecção precoce, além de contribuir para um maior acesso aos serviços de diagnóstico.

Entre os principais sintomas suspeitos do câncer de mama estão a presença de nódulos palpáveis na mama, axilas ou pescoço, pele avermelhada ou irritada, secreção no mamilo, pele com aspecto enrugado, dor na mama ou no mamilo, e inchaço em toda a mama.

Para mais informações sobre o câncer de mama, você pode acessar o infográfico interativo disponibilizado pela Câmara dos Deputados clicando [aqui](https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/cancer-de-mama/index.html).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo