DestaqueSenado Federal

Senador destaca desigualdade na Amazônia e defende investimentos para promover desenvolvimento socioeconômico da região

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (20) a necessidade de promover o desenvolvimento da região amazônica, que apresenta os piores indicadores econômicos e sociais do país.

No discurso, o senador ressaltou que muitas universidades do Norte têm se dedicado a estudar a desigualdade de renda e a questão ambiental, fatores diretamente relacionados à situação precária vivida pelos moradores da região.

Confúcio destacou que a pobreza é o maior inimigo do meio ambiente, já que os recursos naturais são frequentemente utilizados como uma forma de sobrevivência. Portanto, é necessário investir maciçamente na região para que seja possível superar essa situação de desigualdade e pobreza que afeta o interior do Amazonas, de Rondônia e do Acre.

O senador ainda citou a visita do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), passando a gestão da instituição para a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) por meio de um contrato de gestão assinado na ocasião.

Segundo Confúcio, o CBA, que foi criado há duas décadas, já deveria estar em um patamar mais avançado em termos de pesquisa e orientação às comunidades. Ele ressaltou a importância de se estabelecer um papel semelhante ao da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), responsável por alavancar o desenvolvimento do cerrado, para promover pesquisas sérias e melhorar a qualidade dos produtos amazônicos.

Além disso, o senador defendeu a importância da presença de um Sebrae na região, que possa orientar e capacitar as comunidades, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social.

O senador concluiu seu pronunciamento ressaltando que os estados da Amazônia têm feito um esforço nesse sentido, mas ainda não conseguiram atingir plenamente os resultados desejados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo