Presidente Lula convoca reunião emergencial com chefes dos Poderes para tratar do cenário grave das queimadas no país

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, a reunião visa discutir o compartilhamento de responsabilidades entre os entes federativos, uma vez que as ações necessárias vão além do governo federal. O objetivo é tratar o tema não apenas como uma questão do governo, mas como um problema que envolve todo o Estado brasileiro.
A reunião está agendada para esta terça-feira no Palácio do Planalto e contará com a presença dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de outros representantes dos poderes constituídos. O governo já está preparando uma série de medidas para lidar com a situação, que serão anunciadas e detalhadas no dia seguinte.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, dará entrevista para esclarecer ações e planos para combater as queimadas. O país já registrou um número alarmante de incêndios neste ano, com mais de 11 milhões de hectares afetados até agosto, de acordo com o Monitor do Fogo Mapbiomas.
As queimadas já atingiram a capital do país, com o Parque Nacional de Brasília sofrendo danos significativos. O presidente sobrevoou a região e a fumaça resultante dos incêndios tem causado preocupações com a saúde da população, levando ao cancelamento de aulas e alertas de especialistas.
O Poder Judiciário também tem sido instado a agir com seriedade no combate às queimadas criminosas, com medidas sendo tomadas para conter o fogo e proteger o meio ambiente. O presidente Lula está empenhado em coordenar esforços entre os diferentes poderes e instituições para enfrentar essa crise ambiental que assola o país.