Orquestra Forte de Copacabana encanta a China em turnê internacional celebrando 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China

Orquestra Forte de Copacabana leva música brasileira para a China
A renomada Orquestra Forte de Copacabana, composta por 26 jovens músicos talentosos entre 13 e 21 anos e provenientes de áreas periféricas do Rio de Janeiro, está em uma emocionante turnê internacional na China. Durante os dias 13 e 20 de setembro, o grupo se apresentará em locais de destaque, como a prestigiada Beijing University e a Beijing Technology and Business University.
A estreia da turnê aconteceu no Diaoyutai State Guest House em 13 de setembro, com a presença do vice-presidente chinês, Han Zheng, e diplomatas brasileiros. O evento marcou os 50 anos de amizade diplomática entre o Brasil e a China e foi organizado pela Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros e as Embaixadas do Brasil na China.
Essa incrível oportunidade cultural foi viabilizada pela Associação de Arte e Cultura RioMont, com o generoso patrocínio da CNOOC PETROLEUM BRASIL, por meio da Lei Rouanet.
Repertório multicultural e troca de experiências
Com um repertório diversificado que celebra a Música Popular Brasileira (MPB), incluindo clássicos do cancioneiro popular e músicas chinesas, a Orquestra Forte de Copacabana promove um encontro de culturas enriquecedor. Além das apresentações musicais, os músicos participam de atividades de integração cultural durante a estadia na China.
Márcia Melchior, presidente da RioMont e diretora artística da Orquestra, destacou: “Esta iniciativa proporciona uma experiência única aos jovens, que têm a oportunidade de se apresentar na China pela primeira vez, graças a esse projeto educacional que visa desenvolver futuros talentos da música”.
Parceria Brasil-China e próximos passos do projeto
A parceria entre Brasil e China fortalece-se por meio dessas iniciativas culturais. Márcia Melchior ressaltou que a visibilidade alcançada pela turnê na China não apenas evidencia o impacto do projeto da Orquestra, mas também destaca o papel fundamental da CNOOC no Brasil como parceira na promoção de atividades culturais que estreitam os laços entre os dois países.
Após a bem-sucedida passagem pela China, a Orquestra Forte de Copacabana retornará ao Brasil para um concerto especial em comemoração aos 110 anos do Forte de Copacabana, que será realizado gratuitamente no dia 28 de setembro, continuando a celebração e difusão da música brasileira.