DestaqueDiário do Rio

Ma.IA, o robô da inclusão: Museu do Amanhã promove acessibilidade para pessoas com deficiência visual e neurodivergentes durante a Primavera dos Museus.

Ma.IA, a robô recepcionista que ajuda pessoas com deficiência visual
(Crédito: Michel Almeida / Museu do Amanhã)

Em setembro, o Museu do Amanhã amplia suas iniciativas para se tornar mais inclusivo e acessível, celebrando o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência em 21 de setembro. Uma das novidades é a Ma.IA, uma robô programada para auxiliar visitantes com deficiência visual a encontrar locais importantes dentro do museu, como o elevador, banheiro e restaurante.

A estação da primavera inspira a 18ª edição da Primavera dos Museus, que acontece de 23 a 29 de setembro, com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O Museu do Amanhã apresentará visitas cognitivas-sensoriais, com novos kits sensoriais e narrativas para ampliar o acesso a pessoas neurodivergentes e com deficiência visual.

No projeto Entre Museus Acessíveis, o “Rolê de Bike” promove passeios para grupos de ciclistas com deficiência, percorrendo o trajeto Museu do Amanhã-MAC/Niterói, com travessia pela Baía de Guanabara. Além disso, o Brincar é Ciência oferece o Experimentações do Brincar, abordando o RPG Educação Museal e Acessibilidade, destinado a adolescentes e adultos.

No Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, o Clube da Horta – Agroecologia e Informação será realizado na Providência Agroecológica, abordando o uso de agrotóxicos no Brasil. A exposição CyberFunk, desenvolvida para a comunidade surda, amplifica a experiência sonora através de vibrações no chão.

Além disso, outras atividades estão programadas para o mês, como o Brincar é Ciência e a Experiência Ciência, com diversas opções de entretenimento para toda a família.

Para mais informações sobre as atrações e inscrições, acesse o site oficial do Museu do Amanhã e aproveite as diversificadas programações voltadas para acessibilidade e inclusão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo