Eduardo Paes promete expandir o BRT Seguro para parques e praças do Rio, visando mais segurança e integração no transporte público.

Eduardo Paes anuncia expansão do programa BRT Seguro para parques e praças
No dia 12 de setembro, o prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PSD, realizou uma visita ao Terminal Pingo D’Água para anunciar a expansão do modelo de segurança do programa BRT Seguro. O objetivo é levar essa iniciativa para os parques municipais e principais praças da cidade. Durante a visita em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Paes também apresentou planos de integração do serviço de ônibus articulados com outras áreas da cidade.
“A experiência do BRT Seguro tem sido positiva, com ações diárias que reduziram em 90% o vandalismo nas estações. Queremos não só expandir esse programa no BRT, mas também aplicá-lo nos parques e praças da cidade. Com eficiência, organização e boa gestão, vamos trazer mais segurança para os espaços públicos”, afirmou Eduardo Paes.
O BRT Seguro foi implementado em 2021 e busca reforçar o patrulhamento nas estações de BRT, com a atuação conjunta de guardas municipais e policiais militares. O programa já registrou 3.666 prisões e uma redução de 90% nos gastos com reparos provocados por vandalismo, segundo a Mobi-Rio, empresa pública responsável pela operação do BRT.
Além disso, o programa visa reduzir os calotes no sistema, tendo aplicado 18.689 multas por evasão até o momento. As ações de fiscalização nas pistas exclusivas do BRT resultaram em mais de 12.193 autuações.
Durante a visita, Paes também falou sobre os investimentos na expansão do sistema BRT. O Terminal Pingo D’Água foi inaugurado para atender mais de 10 mil pessoas diariamente que utilizam o BRT entre a Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. Além das melhorias no terminal, a gestão atual promoveu requalificação das vias no entorno e construiu um bicicletário para 600 bicicletas.
O prefeito ressaltou os avanços no sistema de transporte, que atualmente transporta cerca de 500 mil passageiros diariamente. A ideia é ampliar as conexões do BRT, integrando-o a novas áreas da cidade, como Campo Grande, Sepetiba e a aprovação de um projeto que ligará o Terminal Deodoro a Santa Cruz pela Avenida Brasil.
Outros terminais, como Magarça e Mato Alto, também passaram por reformas, e novas estações foram construídas para atender à crescente demanda.