DestaqueSenado Federal

Senador solicita informações ao ministro da Fazenda sobre possível taxação de big techs, según Folha de S.Paulo.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta quarta-feira, um requerimento do senador Flavio Azevedo (PL-RN) que encaminha um pedido de informações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O objetivo do requerimento é questionar se existe alguma proposta em estudo no governo para taxar as chamadas big techs. O senador quer confirmar ou não uma matéria veiculada no jornal Folha de S.Paulo, que apontava a possibilidade de um novo imposto sobre plataformas digitais ser lançado até o final do ano.

A discussão sobre a taxação das grandes empresas de tecnologia tem ganhado destaque nos últimos tempos, especialmente com o avanço da digitalização da economia. O senador Flavio Azevedo ressaltou a importância de se debater o tema e entender os impactos que essa medida poderia trazer para o setor e para a arrecadação do país.

O requerimento aprovado pela CAE, de número 140/2024, foi uma iniciativa do senador Flavio Azevedo e teve apoio de outros parlamentares presentes na comissão. Agora, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá que responder às questões levantadas pelo senador, esclarecendo se o governo de fato está estudando a criação de um imposto específico para as big techs.

Essa é uma discussão que promete gerar muitos debates nos próximos dias, envolvendo diferentes setores da sociedade e especialistas em economia e tecnologia. A decisão final sobre a possível taxação das gigantes da tecnologia ainda está em aberto, e dependerá não apenas do governo, mas também do posicionamento do Congresso Nacional e da sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo