
Impacto do tufão Yagi na indústria vietnamita
O tufão Yagi atingiu a costa nordeste do Vietnã no último sábado, deixando um rastro de destruição em áreas onde estão localizadas grandes operações de produção de empresas nacionais e estrangeiras. Apesar de ter sido rebaixado para depressão tropical no domingo, a agência meteorológica emitiu um alerta na segunda-feira sobre o risco de novas enchentes e deslizamentos de terra.
O impacto do Yagi foi sentido em toda a região, com milhões de residências e empresas ficando sem energia, rodovias inundadas, redes de telecomunicações interrompidas, pontes derrubadas e árvores arrancadas. Em muitos centros industriais, a atividade econômica foi paralisada devido aos danos causados pelo tufão.
Gerentes e trabalhadores de parques industriais em Haiphong, cidade litorânea com dois milhões de habitantes, relataram na segunda-feira os esforços para salvar equipamentos de fábricas danificadas e tornar as instalações seguras diante das previsões de mais chuvas. Bruno Jaspaert, chefe das zonas industriais DEEP C, declarou: “Todos estão se esforçando para garantir a segurança das instalações e manter os estoques secos”.
Imagens e relatos da Reuters mostraram que as paredes de uma fábrica da LG Electronics em Haiphong desabaram durante o tufão. A empresa, conhecida por sua produção de eletrodomésticos e eletrônicos, informou que não houve vítimas entre seus funcionários, mas reconheceu os danos em seu local de produção, incluindo um depósito inundado com geladeiras e máquinas de lavar.