DestaqueUOL

Eleições na Argélia: Anie não divulga números exatos de participação e denúncias de irregularidades surgem após anúncio dos resultados

Durante o anúncio dos resultados das eleições na Argélia, a Anie optou por não divulgar os novos números de participação, gerando incertezas entre os eleitores. No sábado, ao final do horário de votação, a autoridade informou que a “taxa média de participação” era de 48,03% às 20h, porém sem especificar o número exato de eleitores presentes.

Nas últimas eleições em dezembro de 2019, o presidente Abdelmadjid Tebboune foi eleito com 58% dos votos, em um pleito que teve apenas 39,83% de comparecimento, com alta abstenção de 60%, reflexo do boicote durante o movimento de protesto conhecido como ‘Hirak’.

No atual cenário eleitoral, o presidente enfrentou dois candidatos: Abdelaali Hassani, engenheiro de 57 anos e líder do Movimento Sociedade pela Paz (MSP), e Youcef Aouchiche, ex-jornalista e senador de 41 anos, que lidera a Frente das Forças Socialistas (FFS), o partido de oposição mais antigo no país.

– Denúncias de irregularidades –

A equipe de campanha de Hassani, um islamista moderado, denunciou no domingo possíveis “violações” nas eleições, alegando “pressão sobre alguns gerentes de seções eleitorais para inflar os resultados”. Já o MSP considerou a “taxa média de participação” divulgada pela autoridade eleitoral como “estranha”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo