Agência BrasilDestaque

Eclipse anular do sol poderá ser visto do Brasil neste sábado em transmissão virtual pelo Observatório Nacional

No próximo sábado (14), está previsto para ocorrer um eclipse anular do sol, que poderá ser visto do Brasil. Nesse fenômeno, a lua vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda. Para que as pessoas possam acompanhar esse evento de forma segura, o Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai transmitir o eclipse através de um evento virtual intitulado “O Céu em sua Casa: Observação Remota”, que estará disponível no Youtube.

A transmissão virtual terá início às 11h30 (horário de Brasília), quando o eclipse anular estiver começando na costa oeste dos Estados Unidos, e vai acompanhar todo o seu percurso até o seu final na costa leste do Brasil, por volta das 17h30. Para saber em quais regiões o eclipse será visível, é possível acessar uma página específica na internet indicada pelo Observatório Nacional.

De acordo com o doutor em Astrofísica Leonardo Almeida, professor da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o eclipse anular ocorre quando a Lua, vista da Terra, parece menor do que o Sol no céu. Assim, a Lua não cobre o disco solar totalmente, restando um anel luminoso ao seu redor. Esse fenômeno é diferente de um eclipse total, no qual a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível.

A explicação para essa diferença está no fato de que a órbita da lua ao redor da Terra não é circular, fazendo com que a distância entre eles varie ao longo do período de translação lunar. Quando a lua está mais próxima da Terra, ocorre o eclipse total, e quando está mais distante, ocorre o eclipse anular. Nos dois casos, os discos lunar e solar devem se sobrepor completamente para que o eclipse seja observado.

É importante ressaltar que o eclipse anular não poderá ser visto em toda a extensão do Brasil. Apenas em alguns estados das regiões Norte e Nordeste, como Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, será possível acompanhar esse fenômeno. Nos demais estados, o eclipse será parcial. Isso ocorre porque a visibilidade de um eclipse depende da posição do observador em relação à linha do eclipse.

Segundo os especialistas, o próximo eclipse anular ocorrerá em 2 de outubro de 2024, porém não poderá ser visto do Brasil. Já em 26 de janeiro de 2028, ocorrerá um eclipse anular que poderá ser observado completamente nos estados da região norte do Brasil, como Amazonas, Pará e Amapá. Vale ressaltar que o último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil.

Portanto, neste sábado, os interessados em observar o fenômeno do eclipse anular do sol poderão acompanhar a transmissão virtual do Observatório Nacional, que possibilitará uma experiência segura e acessível para todos os interessados. É uma oportunidade única de contemplar a grandiosidade do universo e entender um pouco mais sobre os fenômenos astronômicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo