Lagoa Vermelha é considerada a Capital Nacional da Dança da Chula pela Lei 14.957/24 sancionada por Lula da Silva

06/09/2024 – 09:43
CTG Estância Gaúcha do Planalto
Apresentação de dança chula em centro de tradições
A cidade de Lagoa Vermelha, localizada no Rio Grande do Sul, teve sua cultura gaúcha reconhecida nacionalmente como a Capital Nacional da Dança da Chula. A conquista foi oficializada pela Lei 14.957/24, que teve sua sanção realizada nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A publicação da lei ocorreu no Diário Oficial da União de quarta-feira (4).
O projeto de lei que originou essa conquista, o PL 5407/19, foi apresentado na Câmara dos Deputados pelo ex-deputado Santini, que representava o estado do Rio Grande do Sul. A Dança Chula é uma expressão cultural típica dos gaúchos, principalmente praticada por homens, caracterizada pelos ritmos marcados nos pés e pelos desafios propostos. Historicamente, a Chula era utilizada em bailes onde dois pretendentes disputavam a mesma mulher, desafiando-se através dos passos de dança. Aquele que executasse os passos com precisão tinha o direito de dançar com a dama pelo restante da festa.
Segundo o ex-deputado Santini, Lagoa Vermelha é reconhecida como um centro de excelência na prática da Dança da Chula, formando talentosos chuleadores e participando ativamente de competições em todo o país. A cidade se destaca pela promoção de eventos culturais e pela preservação das tradições gaúchas.
Da Redação – RL