DestaqueSenado Federal

Senado adia votação do projeto que altera prazo da Lei da Ficha Limpa para depois das eleições municipais.






Senado debate projeto que altera prazo da Lei da Ficha Limpa

Nesta terça-feira (3), o Plenário do Senado foi palco de intensos debates em torno do projeto de lei que propõe a modificação do prazo estabelecido pela Lei da Ficha Limpa, conhecida como Lei Complementar 135, de 2010. A proposta em questão tem como objetivo definir um único período de oito anos em que os políticos que tenham suas candidaturas enquadradas nessa lei fiquem impedidos de se candidatar novamente. Entretanto, mesmo com a relevância do tema, não houve consenso para a votação e o relator do projeto, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), optou por solicitar que a análise da proposta fosse adiada até depois das eleições municipais.

Essa discussão ocorreu em um momento de grande importância para a política brasileira, uma vez que a Lei da Ficha Limpa tem como objetivo principal combater a corrupção e garantir maior transparência no cenário político do país. Ademais, a proposta de estabelecer um prazo único de oito anos para a inelegibilidade de políticos que tenham condenações judiciais tem gerado diferentes opiniões entre os senadores, o que levou à necessidade de aprofundar os debates e buscar um consenso entre as partes.

Por fim, a decisão de adiar a votação do projeto para após as eleições municipais reflete a complexidade e a sensibilidade do tema, bem como a necessidade de um debate mais aprofundado para que se possa chegar a uma decisão que atenda aos interesses da sociedade brasileira como um todo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo