Agência BrasilDestaque

Subestação de São Paulo fica às escuras após apagão causado por linha de pipa de alumínio_rfia.

Na última sexta-feira (31), um apagão deixou cerca de 1 milhão de consumidores sem luz em São Paulo e Guarulhos. A Eletrobras divulgou nesta segunda-feira (2) que o incidente foi causado por uma pipa com linha metálica contendo alumínio, conhecida como “linha chilena”, que caiu em uma subestação. A empresa divulgou um vídeo mostrando o momento exato do ocorrido, que aconteceu por volta das 17h30.

No vídeo, é possível ver a pipa atingindo o primeiro barramento da subestação, causando um curto-circuito. Em seguida, a rabiola com linha metálica atinge o segundo barramento, gerando um novo curto-circuito e levando ao desligamento total da subestação, composta por dois barramentos.

Este não foi um incidente isolado. A Eletrobras registrou cinco incidentes semelhantes em subestações no ano passado. Soltar pipas, balões e fazer queimadas próximas a linhas de transmissão representa um risco tanto para as pessoas quanto para o funcionamento da rede elétrica.

É importante ressaltar a necessidade de conscientização e cuidado ao realizar atividades próximas a instalações elétricas. A segurança e o funcionamento adequado da rede elétrica dependem do cumprimento de normas e precauções para evitar acidentes como este.

A Eletrobras está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia e para prevenir futuros incidentes semelhantes. Medidas preventivas e campanhas educativas podem auxiliar na conscientização da população sobre os riscos envolvidos em atividades próximas a redes elétricas. A segurança de todos é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico e a tranquilidade dos consumidores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo