Agência BrasilDestaque

Nadadoras brasileiras brilham e fazem história em Paris com dobradinha de ouro, prata e bronze na natação paralímpica.

Nesta segunda-feira (02), as nadadoras brasileiras brilharam na piscina da Arena La Defense, em Paris. A pernambucana Carol Santiago conquistou seu segundo ouro na cidade luz, desta vez na prova dos 50 metros livre S13, destinada a atletas com deficiência visual. Com 39 anos de idade, Carol alcançou seu quinto ouro em Paralimpíadas, se tornando a atleta feminina com mais medalhas douradas na história do Brasil, superando Adria Santos do atletismo, que possuía quatro ouros. Além disso, as irmãs gêmeas Débora e Beatriz Carneiro garantiram a dobradinha de prata e bronze nos 100m peito da classe SB14, para atletas com deficiência intelectual.

Na prova dos 50m livre S13, Carol Santiago consagrou-se campeã com o tempo de 26s75, deixando para trás a norte-americana Gia Pergolini, que ficou com a prata, e a italiana Carlotta Gilli, que levou o bronze. Com sete medalhas no total, incluindo uma prata e um bronze, Carol é recordista mundial e paralímpica nessa modalidade. Sua primeira medalha de ouro em Paris foi conquistada no último sábado, nos 100m costas S12.

Carol Santiago ainda terá mais desafios em Paris, competindo nos 200m medley S13, nos 100m livre S12, no revezamento misto 4x100m e nos 100m peito SB12. Sua determinação e dedicação são admiráveis, como expressou em depoimento ao CPB após sua vitória. A nadadora pernambucana é um exemplo para os novos atletas e para as crianças que veem nela um caminho de superação e conquistas.

Além de Carol Santiago, as gêmeas Débora e Beatriz Carneiro brilharam nos 100m peito da classe B14, conquistando a prata e o bronze. Débora liderou a disputa, mas foi ultrapassada pela britânica Louise Fiddes nos metros finais, ficando com a prata. A performance das nadadoras brasileiras na Arena La Defense foi um orgulho para o país e uma demonstração do talento e dedicação das atletas paralímpicas brasileiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo