DestaqueUOL

Redução drástica de candidatos à prefeitura em todo o Brasil reflete crise financeira das legendas políticas




PSDB reduz número de candidatos por falta de verba

Sem dinheiro, PSDB reduz número de candidatos para eleições municipais

Com a falta de recursos financeiros, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tomou a decisão de reduzir significativamente o número de candidatos que disputarão as eleições municipais deste ano. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o total de postulantes a prefeito em todo o Brasil despencou 47%, passando de 1.332 em 2020 para 712 em 2024.

No estado de São Paulo, que por 28 anos esteve sob o comando dos tucanos, o número de candidatos a prefeito também sofreu uma queda expressiva. Enquanto em anos anteriores eram 407 postulantes, neste ano serão apenas 64. Além disso, o número de candidatos a vereador do partido no estado de São Paulo caiu de 7.989 para 3.192.

Marconi Perillo em campanha pelo Senado em GO
Marconi Perillo em campanha pelo Senado em GO

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que o partido possui chances reais de vencer as eleições em todas as capitais nas quais está concorrendo, incluindo São Paulo, Palmas, Campo Grande, Goiânia, Vitória, Macapá e Florianópolis. No entanto, apesar das expectativas otimistas, nenhuma candidatura do partido conseguiu decolar até o momento.

Em Palmas, o deputado estadual Júnior Geo aparece em terceiro lugar nas pesquisas, enquanto em Campo Grande o deputado federal Beto Pereira está em segundo, atrás da líder Rose Modesto. Em Vitória, Luiz Paulo tem apenas 8% das intenções de voto, enquanto em Florianópolis Dário Berger fica atrás do atual prefeito Topázio Neto. Em Goiânia, o jornalista Matheus Ribeiro não teve destaque nas pesquisas e em Macapá, Patrícia Ferraz possui apenas 2% da preferência do eleitorado.

A maior aposta do PSDB para estas eleições é o apresentador Datena, que segundo Marconi Perillo, é o nome mais conhecido desta eleição em todo o Brasil. Apesar de ter iniciado sua campanha tardiamente, Datena vem pontuando bem nas pesquisas e tem chances de sair vitorioso.

Mesmo com a falta de recursos, o PSDB destinou R$ 8 milhões do fundo partidário para a campanha de Datena. Esse valor, proporcionalmente, é maior do que os R$ 14,8 milhões investidos na campanha vitoriosa de Bruno Covas em 2020.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo