
Posição de Trump sobre a legalização da maconha
“Ninguém deveria ser classificado como delinquente na Flórida por algo que é legal em tantos outros estados. Não precisamos desperdiçar vidas e esbanjar dólares dos contribuintes em deter adultos por posse de quantidades de maconha para consumo pessoal”, declarou o ex-presidente Donald Trump.
No entanto, Trump também ressaltou a necessidade de uma lei que impeça o uso de cannabis em público, argumentando que não deveria ser permitido em todos os lugares, principalmente em cidades governadas por democratas.
Durante sua campanha à Presidência, em 2016, Trump afirmou que deixaria nas mãos das autoridades locais a regulamentação sobre a legalização da maconha. No entanto, ao assumir a Casa Branca, adotou uma postura mais rígida em relação ao assunto, apoiando políticas mais duras, incentivadas por seu secretário de Justiça, Jeff Sessions.
Em 2018, Trump revogou a política federal de tolerância estabelecida por seu antecessor, o democrata Barack Obama, que permitia a legalização do uso recreativo da maconha e proibiu promotores de perseguir consumidores comuns.
Embora a maioria dos americanos viva em estados onde a cannabis é legal, ainda não há uma legalização federal. O Departamento de Justiça, sob o governo do presidente Joe Biden, emitiu em maio uma recomendação para reclassificar a maconha como uma droga menos perigosa do que atualmente é considerada.