Operação ‘Uber Fake’ no Rio de Janeiro resulta na prisão de 12 motoristas banidos por uso de contas falsas na plataforma.

Operação ‘Uber Fake’ prende motoristas banidos que usavam contas falsas no Rio de Janeiro

Policiais Civis da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) realizaram nesta sexta-feira (30/08), no Aeroporto Tom Jobim, a 4ª edição da operação “Uber Fake”. Nessa ação, foram realizadas prisões de três homens envolvidos em um esquema de fraudes em que motoristas banidos retornavam à plataforma Uber por cadastros falsos.
Os motoristas, em sua maioria, são expulsos da plataforma por diversos motivos, como descumprimento das normas ou reclamações de passageiros, como casos de assédio. Para burlar o banimento, esses indivíduos recorrem a sites ou redes sociais que prometem um novo cadastro mediante pagamento. Após transferir o dinheiro, os responsáveis realizam um novo cadastro com fotos dos motoristas e um nome falso, impossibilitando identificação em caso de reclamações.
O Delegado Fillipi Poeys, titular da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj), explicou que as investigações identificaram como os banidos retornavam à plataforma utilizando uma nova identidade. A operação conta com quatro etapas até o momento.
Nas quatro edições da operação, foram feitas abordagens na via de acesso ao Aeroporto Internacional do Galeão, resultando em 12 prisões em flagrante por falsidade ideológica, de acordo com o art. 299 do código penal.