DestaqueDiário do Rio

Governo do Rio promove ações e encontro com mães de desaparecidos para marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados







Evento marca Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados no Rio de Janeiro

O Estado do Rio conta com um programa especial de suporte aos familiares dos desaparecidos – Divulgação

A sexta-feira (30) contará com mais uma etapa de eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados. No segundo dia da programação, iniciada nesta quinta-feira (29), serão realizados um encontro com mães de desaparecidos e uma campanha de prevenção e esclarecimento junto à população nas proximidades da Central do Brasil. Somente em 2024, o Governo do Estado atendeu e deu suporte a 192 casos de desaparecimento. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2010.

Das 13h às 16h, desta sexta, no auditório do Prédio da Cedae Manancial, na Avenida Presidente Vargas, serão apresentadas as políticas públicas voltadas para a busca e atendimento dos casos de desaparecimento de pessoas. O encontro contará com a participação de mães e familiares de desaparecidos atendidos no último ano pela Superintendência de Pessoas Desaparecidas.

“Nossa equipe tem atuado para dar suporte às famílias, e temos investido muito para aumentar o número de núcleos municipais que a atuam com a temática do desaparecimento. Fortalecer os municípios é fundamental para termos uma política efetiva de prevenção e de redução de número de casos,” afirmou Jovita Belfort, superintendente da pasta.

No primeiro semestre deste ano, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o Estado do Rio registrou o desaparecimento de 3.486 pessoas, o que representa um aumento de 4,2 % em relação ao mesmo período do ano anterior 2023, quando 3.346 casos foram registrados.

Programação de conscientização e encontro com mães

Nesta quinta-feira (29) foi realizado um ato de sensibilização da população sobre a causa, em frente ao Rio Imagem, na Avenida Presidente Vargas. Na ocasião, foram divulgadas informações sobre o que fazer nesses casos. A ação contou com a participação do Programa SOS Criança Desaparecida da Fundação Para a Infância e Adolescência (FIA).


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo