3ª Olimpíada Mirim de Matemática reúne mais de 4,4 milhões de estudantes de todo o país em competição educativa e divertida.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, ressalta a importância da Olimpíada Mirim tanto para os estudantes quanto para os professores dos anos iniciais da educação básica. Ele destaca que o aumento do número de participantes nesta edição mostra a crescente aceitação da proposta no âmbito do ensino fundamental 1.
A Olimpíada Mirim é dividida em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira etapa consiste em uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha. Os estudantes classificados nesta fase terão a oportunidade de participar da segunda etapa, marcada para o dia 12 de novembro e também composta por 15 questões objetivas.
Os conteúdos das provas são adequados ao grau de escolaridade dos alunos, que estão divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do ensino fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do ensino fundamental).
Esta é a terceira edição da Olimpíada Mirim, dedicada a estudantes tão jovens. Em 2018, o Impa iniciou o processo de inclusão dos anos iniciais com a Obmep – Nível A, direcionada aos estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Com a criação da Olimpíada Mirim em 2022, o projeto passou a atender também as crianças do 2º e do 3º ano.
A Olimpíada Mirim-Obmep é uma iniciativa do Impa, com o apoio da B3 Social, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição conta com o respaldo dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Neste cenário desafiador da educação, a Olimpíada Mirim se destaca como uma oportunidade de incentivar o interesse e a paixão pela matemática desde cedo, contribuindo para a formação de estudantes mais críticos e preparados para os desafios do futuro.