Desencontros nas pesquisas eleitorais movimentam campanha em São Paulo
As últimas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo têm gerado muita polêmica e movimentado a campanha dos candidatos. Um dos principais pontos de discordância é o desempenho de Marçal, do PRTB, após a liminar que suspendeu suas redes sociais a pedido do PSB. Enquanto alguns levantamentos apontam crescimento do candidato, a campanha de Tabata acusa Marçal de abuso de poder econômico, alegando que ele estaria pagando seguidores para impulsionar sua candidatura.
De acordo com estrategistas políticos, o aumento nas intenções de voto de Marçal pode estar relacionado à exposição midiática que ele recebeu devido à suspensão de suas redes sociais. Mesmo com a liminar, o candidato conseguiu criar novas contas e atrair uma grande quantidade de seguidores nas redes.
Por outro lado, a situação de Tabata é mais instável. Enquanto uma pesquisa indica crescimento em suas intenções de voto, outra aponta queda e uma terceira aponta estabilidade. Atualmente ocupando o quinto lugar nas pesquisas, Tabata decidiu confrontar Marçal, ao contrário de seus adversários, que temem aumentar a rejeição.
O candidato Guilherme Boulos, do PSOL, tem sido alvo de críticas da militância de esquerda por falta de agressividade. Em resposta, Boulos lançou uma propaganda afirmando que Marçal e Ricardo Nunes (MDB) representam as duas faces do bolsonarismo.
Por fim, as pesquisas de alta frequência também apontam para um esvaziamento da candidatura de José Luiz Datena, do PSDB, o que pode alterar o cenário eleitoral nos próximos dias.