DestaqueSenado Federal

Comissão de Educação aprova projeto para subdivisão física do Livro dos Heróis da Pátria, que será discutido no Plenário do Senado




Projeto de Lei permite organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em subdivisões físicas

Projeto de Lei permite organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em subdivisões físicas

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (27), o projeto de lei que permite a organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em subdivisões físicas, como volumes, seções ou tomos. O projeto de lei (PL 4.746/2023), de autoria da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União–TO) e agora seguirá para votação no Plenário do Senado.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, também conhecido como Livro de Aço devido às suas páginas de aço, encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Criado em 1992, a obra reúne personagens históricos que se destacaram na luta pela liberdade e democracia no Brasil. A inclusão de novos homenageados depende de aprovação de lei no Congresso Nacional.

A relatora do projeto explicou que a adoção das subdivisões não modificará os critérios de inclusão no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, mas facilitará a apresentação, preservação e organização dos nomes contemplados.

“Com o passar do tempo, o número de homenageados tende a aumentar, o que demanda um espaço físico mais amplo para acomodar todos os nomes inscritos. Permitir a subdivisão do livro em volumes, seções ou tomos é uma solução prática e eficiente para garantir a continuidade dessa honraria”, destacou a senadora.

Auditoria sobre cotas na cultura

Além da aprovação do projeto sobre o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, a Comissão aprovou um requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS) para realizar uma audiência pública sobre “as cotas étnico-raciais nos programas e ações do Ministério da Cultura”. Entre os convidados para o evento estão representantes dos ministérios da Cultura, da Educação, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania. A data da audiência ainda será divulgada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo